O MAC USP destaca-se pela relevância de suas pesquisas acadêmicas e pelo papel multiplicador na formação de pesquisadores e profissionais no campo das artes visuais. Suas linhas de pesquisa atuam como eixos de articulação transversal para todo o ciclo curatorial e cadeia operatória museológica, e são responsáveis por articular as atividades de pesquisa, salvaguarda e comunicação do acervo. A saber: 1. História, teoria e crítica da arte em museus (Abordagens críticas da história da arte; Abstrações; Arte e meios de comunicação) 2. Processos curatoriais (História material da arte; Impermanência dos acervos) 3. Arte e educação em museus. Além dos mais de 6.000 m2 de espaços expositivos que abrigam mostras alinhadas às linhas de pesquisa e que contribuem para a difusão do conhecimento acadêmico produzido, o MAC USP realiza cursos de graduação e pós-graduação, orientações de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado e eventos voltados ao público acadêmico, oferece estágios e visitas técnicas para estudantes; atendimentos individuais e orientação para pesquisadores, consulentes e produtores culturais junto ao acervo. Através do Setor Educativo oferece visitas orientadas, atividades culturais, oficinas, cursos, empréstimos de materiais educativos para público escolar, projetos específicos com grupos de terceira idade, jovens e adultos em processo de alfabetização, famílias, pessoas em situação de vulnerabilidade social, deficientes, turistas e interessados em geral.

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

AVISO: As informações fornecidas são de total responsabilidade da Instituição.