UMA PLATAFORMA PARA CONECTAR MUSEUS E PESSOAS

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mockup-site-1024x606.jpg

A Plataforma Visite Museus é uma nova ferramenta do programa de difusão e promoção dos museus brasileiros, conectando as instituições com os seus públicos por meio de suas ações e programações.

Além de modernizar o processo de inscrição das atividades dos dois principais eventos anuais da museologia brasileira, a Semana Nacional de Museus e a Primavera dos Museus, que ocorrem em maio e setembro, respectivamente, a interface permite que o visitante possa fazer seus roteiros de acordo com sua localização e/ou interesse, conhecer outras redes sobre acervos museais, ter informações através de um Blog e outras muitas funcionalidades, todas elas integradas ao Cadastro Nacional de Museus.

Esta iniciativa soma-se ao InfoMuseus – um informativo anual que traz os números e uma análise criteríosa acerca da dimensão econômica decorrida da ação de difusão e promoção dos museus na Semana e Primavera dos Museus, prospectando dados e demonstrando a abrangência e o alcance destas ações e programações museais no cenário de desenvolvimento de uma política de economia de museus.

A Plataforma Visite Museus é um esforço coletivo, construído por muitas mãos, ao longo dos anos de 2023 e 2024 no Instituto Brasileiro de Museus, dentre as equipes do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM, através da Coordenação de Difusão e Promoção – CDP e da Coordenação Geral dos Sistemas de Informações Museais – CGSIM, criando marcas, analisando índices, produzindo textos, analisando normativos, configurando redes e tantas outras atribuições de desenvolvimento deste sistema.

Assim, esta plataforma é um fortalecimento da presença dos museus no território nacional, pelo símbolos que representam e guardam, pelo que produzem enquanto campo da memória, e pelo que expressam junto à sociedade. Desta maneira, fortalecem a sua imagem institucional e sua interação com os públicos e o turismo.

Joel Santana da Gama

Diretor de Difusão, Fomento e Economia dos Museus

Instituto Brasileiro de Museus

5 comentários

1. O tema deste amo é realmente interessante. Nós que trabalhamos com PcDV, ficamos agradecidos por poder dar a essa parcela da sociedade um pouco de atividades lúdicas, literárias e inclusão. A Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, um Ponto de Cultura, faz atividades semanais reunindo PcDV e videntes para palestras, oficinas, dança e muito mais.